quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A ORIGEM DO PUDIM

O pudim é uma especialidade culinária que nasceu Portugal.
Dizem que essa sobremesa foi inventada por um abade português que não divulgava a receita para ninguém. Mas como o sucesso do seu doce entre a população era tão grande, o abade decidiu fazer uma competição com outros confeiteiros da época, para ver se algum deles conseguia fazer um pudim igual ao dele. Por fim, na competição ninguém conseguiu fazer exatamente um pudim como o abade, porém os portugueses já tinham uma ideia de como chegar a algo próximo.
A receita do abade só foi revelada após sua morte. Seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente e o segredo veio à tona: açúcar, gemas, água e toucinho de porco faziam o Pudim de Priscos, um sucesso bem simples da culinária portuguesa.
Com certeza, a receita chegou até nós através dos portugueses que vieram para cá. E hoje é uma das sobremesas mais adoradas por todos. Principalmente, o pudim de leite condensado.
Qual é o meu favorito? O pudim de pão da minha avó paterna. Minha avózinha faleceu, mas eu tive o cuidado de pegar a receita antes disso acontecer. Só que essa receita, meus queridos, eu não passo para ninguém. hahaha Segredo de família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário